Modelo preditivo agiliza a subscrição de risco do seguro de vida
por Kelly Lubiato, da Revista Apólice.
Agilizar a subscrição do seguro de vida sempre foi um dos desafios do mercado. Nesta linha, o Modelo Preditivo da Samplemed é um produto para facilitar a aceitação do seguro de vida pelas seguradoras com apenas poucas informações do segurado.
Este modelo serve principalmente para a cobertura de morte. A avaliação do risco leva em consideração informações básicas do proponente e ferramentas de Big Data para gerar faixas de risco e agilizar o processo de subscrição.
“Com base nas informações que coletamos no cliente (seguradora) fazemos a análise para subscrição, rodando o modelo preditivo para identificar o perfil do consumidor dentro da nossa base de dados. Como trabalhamos fortemente com análises médicas, temos outras informações disponíveis”, explica Silas Kasahaya, COO e sócio da Samplemed.
Há quinze anos no mercado, a empresa é especializada na realização de análises médicas para subscrição de risco de seguro de vida. No início, elaborava a análise médica para riscos acima de R$ 2 milhões. Ela foi pioneira na realização de telessubscrição e em análises automáticas. “Com o modelo preditivo é possível dizer se a pessoa representa um risco maior ou menor para a seguradora”, avalia Kasahaya, acrescentando que tudo o que a empresa juntou de banco de dados neste período vai servir como referência para a tomada de decisão do modelo.
O CTO da Samplemed, Albert da Costa, afirma que a empresa, como um todo, procura atender a avaliação de risco para qualquer volume de capital. “O objetivo deste produto é dar suporte à avaliação de risco, com foco em carteiras com maior quantidade de cotações, por sua característica de agilidade”. O executivo ressalta que a empresa sabe que é necessário entender todos os pilares da operação para integrar as plataformas de vendas e bancos de dados. “Estamos superando as barreiras internas das seguradoras, de falta de recursos humanos, limitações de tecnologia, conhecimento e processos burocráticos”.
É importante ressaltar que o processo de avaliação dentro da seguradora é caro. “Portanto, nossa expectativa é dar agilidade e maximizar os resultados deste processo para a seguradora”, resume Kasahaya.
EVOLUÇÃO TECNOLÓGICA
O fundador da Samplemed e CEO, Jairo Waitman, destaca que a evolução tecnológica é motivo de muito orgulho. Fundada há 15 anos, a empresa nasceu para dar suporte para a subscrição de riscos das seguradoras, com processos mais modernos. A criação de novos produtos implica no investimento em tecnologia e em pessoas. Durante o desenvolvimento deste novo produto, mesmo com a pandemia que assolou o Brasil e o mundo, a empresa contratou mais de 50 colaboradores, oferecendo condições para que eles trabalhassem em home-office.
“Nos últimos cinco anos, participamos da subscrição de mais de R$ 100 bilhões em cobertura de vida, de cerca de cinco mil proponentes”, comemora Waitman, acrescentando que a empresa já está expandindo suas operações para Europa, Ásia e América Latina.