Explorando o Manual de Subscrição Interativo do s.360

A Convergência entre Tecnologia e Subscrição Médica para seguros de Vida e Saúde

Assim como na medicina, cada vez mais a tecnologia vai ser incorporada como aliada no processo de subscrição. Teremos um olhar mais atento ao aumento da longevidade da população e, consequentemente, mudanças na tomada de decisão de riscos.
— Simone Melnick

No contexto da análise médica de seguros em especial os seguros de Vida e Saúde diversas fontes de dados e informações estão interligadas em uma rede complexa. À medida que a tecnologia busca facilitar os processos e trâmites, sua meta não é substituir, e sim, complementar o trabalho realizado por profissionais. 

Simone Melnick integrou o time em 2015 para realizar entrevistas médicas na casa dos proponentes de seguro de vida. Cerca de seis meses depois, foi contratada como subscritora, oferecendo também assessoria médica na área de subscrição. Simone é formada em Medicina pela UNIFESP e conta que o Manual é um projeto totalmente inovador e multidisciplinar.

Sobre a rotina no Grupo Samplemed e os insights ganhos do dia a dia para dar suporte a esta tarefa de produzir um manual de subscrição para riscos de Vida, Simone explica:

 “Participamos de um processo de montagem de questionários que é dinâmico, temos sistemas muito especializados que potencializam o trabalho do subscritor. Estar sempre tratando a assessoria médica de subscrição, realizando e se preparando para aplicar treinamentos, participar do processo de desenvolver um novo produto de seguro de vida — é tudo muito rico.

Vamos conhecer um pouco mais sobre este produto final, o Manual de Subscrição Samplemed, já disponível no mercado e em constante melhoria.

 

Benefícios TOP do Manual de Subscrição Interativo


Novas demandas e necessidades estão surgindo, impulsionadas pela colaboração entre humanos e tecnologia. O manual da Samplemed é o primeiro que usa de uma web semântica de subscrição para seguros de vida, o que envolve a criação de uma estrutura de dados interoperáveis e padronizados que permitem a integração e o compartilhamento de informações relevantes de forma automatizada entre diferentes sistemas e fontes de dados. De forma simples, é uma maneira de aproveitar os avanços tecnológicos para tornar o processo de subscrição mais eficiente, preciso e personalizado.

Hoje, o Manual, vinculado a um complexo grupo de taxonomias como espinha dorsal da interatividade do sistema, revela o marco alcançado de 12.000 regras pré-automatizadas na plataforma do s.360 e contando. Uma conquista como essa pertence a todas as equipes dedicadas de especialistas de diversas áreas que contribuíram para a criação e manutenção do manual.

A Samplemed oferece seu manual como um framework para que equipes de subscrição possam se aprofundar em pesquisa e gerar seus próprios conjuntos de regras e riscos, usando como base a amostra core no sistema. Com isso, visam capacitar que os times possam expandir e refinar suas estratégias de subscrição.


Além disso, detalhes interessantes, o Manual Interativo Samplemed possui também:

  1.       Mais de sete coberturas de seguro entre Vida, Acidentes, e afins com decisões finais;

  2.       Quinze tipos de decisões finais automatizadas dentro dos grandes grupos de Aceites, Recusas, Inconclusivos e Agravos;

  3.       Um assistente que ajuda o subscritor a escolher as perguntas na hora de criar um questionário, com base nas doenças selecionadas, usando das mais de 1.000 perguntas mapeadas como sugestão de investigação para riscos específicos e 3.000 opções de resposta esperadas;

  4.       Um módulo específico para estudo e correlacionamento de comorbidades e mapeamento de exceções.


Simone conta que o maior diferencial do Manual da Samplemed é a possibilidade de integração com todos os modelos de subscrição em um só ambiente, o que é essencial pra acompanhar os processos e gerar oportunidades.

Eu vejo que ele partiu realmente de uma necessidade do dia a dia da subscrição. Fui me surpreendendo de maneira positiva com a maneira como ocorreu. E tudo vai ao encontro da missão da empresa, de inovação tecnológica e dar meios de proteção para cada vez mais pessoas.

Sobre o processo de subscrição, Simone explica em passos:

Uma listagem extensa de patologias é feita, cada tema passa por pesquisa bibliográfica, conteúdo e revisão, assessoria da área médica, do time do manual e da TI”, conta a médica. “Saindo da subscrição, o conteúdo ainda passa por camadas de outras equipes envolvidas, como por exemplo, a taxonomização, tradução, e outros mais antes de integrar o sistema do s.360. É um processo bem robusto. Ainda por fim, trabalhamos com graus de autoridade para liberar os pareceres médicos, com camadas de permissionamento e dupla checagem do ponto de vista da complexidade do caso.”

A implementação de soluções tecnológicas nos manuais de subscrição médica proporciona maior eficiência, agilidade e precisão na avaliação de riscos, identificando padrões que podem influenciar a decisão de subscrição. Simone acrescenta ainda que o home office foi um desafio porque a subscrição trabalha com tráfego de informações sensíveis. “Todos os nossos sistemas já estavam preparados para a LGPD e as plataformas garantem a segurança”.

 

Um olhar rumo ao futuro da análise de riscos


Assim como na medicina, cada vez mais a tecnologia vai ser incorporada como aliada no processo de subscrição”, conta Simone. “Teremos um olhar mais atento ao aumento da longevidade da população e, consequentemente, mudanças na tomada de decisão de riscos”.

Nesse cenário, a inovação em seguros médicos surge da interação dinâmica entre essas fontes de dados, onde algoritmos de aprendizado de máquina são usados para analisar e extrair insights valiosos. Essa abordagem permite que as seguradoras identifiquem padrões, tendências e correlações que podem melhorar a avaliação de riscos, personalizar as ofertas de seguro e aprimorar a prestação de serviços de saúde aos segurados.

Simone enxerga também a integração entre as áreas de vida e saúde, com foco no preventivo de doenças, o que é vantagem pra todos os envolvidos.

O uso de dados vai se tornar cada vez mais presente na área de subscrição assim como na área médica. Haverá oportunidades de melhoria, de novos produtos cada vez mais personalizados, que também ajudará a identificar padrões de comportamentos, desvios, fraudes. Isso tudo, é claro, sem nunca deixar de ter o atendimento humanizado característico da Samplemed.

 

Não conhece ainda nossa nova newsletter do LinkedIn?

Se inscreva agora e garanta acesso a todos os nossos conteúdos exclusivos para entusiastas por subscrição!

Anterior
Anterior

s.360 vence prêmio no Insurance World Challenges 2024

Próximo
Próximo

Experts | Dra. Ana Villanueva (CMO MAPFRE Re) fala do futuro do Setor de Seguros em 2024