Confira tudo o que rolou no ITC DIA Europe 2023!

por Paulo Andrade, Analista de Marketing e Produtos


Os dias 28 e 29 de Junho foram marcados pelo maior evento de Insurtechs da Europa, o ITC DIA Europe 2022!

O local escolhido para abrigar o evento esse ano foi Barcelona e contou com mais de 180 palestrantes e teve como tema o futuro do mercado de seguros, levando como norte a transformação digital e como ela impacta e continuará trazendo contribuições ao mercado.

A Samplemed se juntou ao grupo de empreendedores de tecnologia, investidores e representantes do setor de seguros de toda a Europa e além que marcaram presença.

Confira o teaser do evento abaixo:

De cara, ao chegarmos no evento, nos deparamos com uma paisagem que representava muito bem como podemos sim unir tradição com um olhar para o futuro.

Se tratava do museu e jardim que ficavam na frente do export e faziam parte do Complexo Fira Barcelona, onde aconteceu o evento.


O primeiro workshop aconteceu no Recinto Modernista de Sant Pau!

Além de ficar no coração de Barcelona, a área abriga mais de 60 startups, sendo foco de inovação e conexão onde as melhores mentes se encontram.
 
Nosso compromisso sempre foi juntar mentes de inovação e saúde, como forma de estar na curva da inovação. E agora, somos parte disso.

Após o workshop, o evento seguiu em grande estilo com o KICK-OFF Summit.

Organizado pelo Insurtech Community Hub e Barcelona Health Hub, o SUMMIT foi um conjunto de palestras ministradas antes da abertura do pavilhão.
Elas aconteceram em toda a cidade, e algumas podiam ser acompanhadas online gratuitamente, disponíveis pelo Eventbrite (eventbrite.com)
 
Junto a outras Insurtechs, estivemos presentes na primeira palestra, que contou com a presença da Eva Rosell Solano e do Oscar Paz de la Fuente 🤫🍀.
 
Outras palestras que consideramos importantes foram:
- Embedded Insurance Forum pelo Open & Embedded Insurance Observatory
- Desafios que remodelam o cenário de seguros - por NTTDATA XAM Technologies Corporation.

Confira a galeria de imagens do SUMMIT:

Barcelona Health Hub:

Um dos locais que conhecemos e precisamos destacar é o Barcelona Health Hub.

Com o compromisso de acelerar a transformação na saúde digital e sua transferência para o setor, ele promove a interação entre seus mais de 400 membros, incluindo startups, instituições de saúde públicas e privadas, universidades, corporações e investidores.

A Sede BHH ocupa três pavilhões de mais de 5.000 metros quadrados, combinando Art Nouveau com a mais recente tecnologia em saúde digital.

Foi um prazer poder estar presente em um local de referência internacional em saúde digital e inovação!

Insurtech Community Hub:

O segundo local que que conhecemos e precisamos destacar é o Insurtech Community Hub.

Com a missão de "acelerar a inovação e a transformação digital dos seguros", eles promovem um grande ecossistema onde se agrupam todos os tipos de empresas, desde startups, corretoras de seguros, seguradoras, empresas de tecnologia, universidades, instituições, escolas de negócios, mídia, investidores e administrações públicas.

Um espaço digital para cocriação, colaboração e centro de ideação para projetos que nos impactam no nosso dia a dia: desde mobilidade, casas conectadas, vida saudável, tranquilidade financeira até nossa segurança digital.

É realmente a representação de tudo o que nós prezamos para o futuro do mercado.


Um olhar 360 sobre algumas palestras:

Seguindo nossa cobertura, achamos importante trazer insights de algumas palestras que participamos e trouxeram discussões interessantes relacionadas ao mercado.

 

“Earth, Wind, and Fire: How Insurers Can Tackle Climate Change”

Um painel sobre sustentabilidade no setor de seguros, abrangendo tanto seguros de vida quanto de saúde. No passado, o foco era principalmente na sustentabilidade, enquanto a discussão sobre ESG era limitada. No entanto, essa dinâmica se inverteu atualmente.

Para contextualizar, ESG é uma sigla em inglês que significa "environmental, social and governance" (ambiental, social e governança) e refere-se às práticas de uma organização relacionadas ao meio ambiente, responsabilidade social e governança.

Nesse contexto, Sabine VanderLinden apresentou dados importantes sobre ESG e os impactos que os desastres naturais terão na economia global no futuro.

➡️Você sabia que se espera que, até 2026, as empresas tenham custos diretos de cerca de $120 bilhões relacionados a riscos ambientais em suas cadeias de suprimentos?⬅️

No mundo atual, em que as empresas são monitoradas de perto por diversos stakeholders, a adoção de práticas ESG é um sinal de solidez, menores custos, reputação aprimorada e maior resiliência diante das incertezas e vulnerabilidades.

 

Interpretando dados de forma inteligente

Outra palestra que falou sobre a importância de ter os dados corretos foi ministrada por Magdalena Ramada Sarasola, PhD, representante da WTW.

Segundo eles, a análise de um proponente ou portfolio pode ser vista como um DNA, onde existem várias partes/identificadores diferentes que deveríamos ser capazes de interpretá-los, o que não ocorre para a maioria das empresas atualmente.

O lado bom é que, o Banco de Regras - um dos módulos do s360.life – fornece um manual intuitivo para ajudar a interpretar as partes para que o todo possa ser mais inteligente.

Conheça todo o potencial do s.360 em https://lnkd.in/dDGxEKTM

 

Inovações Inspiradoras: VidaMovida e Métricas de Impacto Social

O vidaMovida (Espanha) foi um estudo de caso inovador que tivemos contato durante o The ITC DIA Europe Community.

Se trata de um aplicativo, associado ao seguro de vida (Seguros Alfonso Peral - ECI), que é usado para contar seus passos.
Totalmente atrelado ao futuro da subscrição, ele adiciona o wellness na precificação do seguro, ajustando o prêmio de acordo com o estilo de vida do proponente.

Certamente, uma inspiração para o mercado.

 

Políticas ESG com impacto social

A palestra da RGAX, ministrada pelo Emmanuel D., tocou em um de nossos valores: o senso se servir.

A reflexão trazida estava no fato de que pequenas ações podem ter um impacto grande.
Políticas ESG atreladas a seguradoras se desdobram em um impacto social que beneficia a todos.

Aqui, temos uma nova métrica da qual podemos nos atentar perante o nosso impacto social:
SROI = Pessoas desamparadas por um seguro / novas apólices vendidas

Ao fazer o movimento de estender o braço para populações que não tem um seguro, qual seria o retorno sustentável desse impacto?

 

Chat GPT: o assunto do momento

Um painel com a participação da Microsoft e Dorota (Dori) Zimnoch nos conscientizou das implicações positivas que o Chat GPT pode ter na indústria de seguros.

Devemos considerar como os modelos fornecidos pela OpenAI podem apoiar tarefas específicas em toda a empresa.

O resultado será uma maior eficácia das empresas ao utilizar a IA para desbloquear novas fronteiras de desempenho, aprimorar as capacidades dos funcionários, encantar os clientes, introduzir novos modelos de negócio e melhorar a capacidade de resposta aos sinais de mudança.

Assim registramos nossos dias no ITC DIA Europe 2023, cheios de orgulho!

💜

Anterior
Anterior

s.News | Embaixadores da Subscrição | Entrevista com Liliana Luna | AON

Próximo
Próximo

features.360 | Estudo de experiência A/E e simulações Monte Carlo