Experts | Luanna Eroles em entrevista para Insurtech Community Hub
Em entrevista cedida para o Insurtech Community Hub, um dos maiores Hubs de Insurtech à escala Ibero-Americana, Luanna Eroles fala da estratégia 2024 da Samplemed e de como sua trajetória de PMO para Growth Officer reflete o crescimento da empresa.
Luanna Eroles trabalha com produtos digitais na Samplemed há 5 anos, foi PO do projeto s.360 e hoje é responsável pela Internacionalização deste SaaS. Especializada em UX Design, veio do setor de entretenimento digital para enriquecer as visões do setor segurador com as melhores e mais inovadoras práticas em usabilidade, estética e aprendizagem digital.
Junto com Luanna, a equipe de liderança da Samplemed possui 3 doutorados e 4 mestrados em Tecnologia da Informação ou Ciência de Dados.
Confira a conversa completa entre a Luanna e o Insurtech Community Hub:
Como você definiria a identidade e abordagem da Samplemed no mercado de seguros de vida e saúde em relação ao setor segurador?
Acreditamos que nascemos para voar e possibilitar, por meio de nossa inteligência e tecnologia, que os seguros de vida sejam acessíveis a uma gama cada vez maior de pessoas, através da análise assertiva e minuciosa de riscos. Por isso, transformamos nosso conhecimento médico e de subscrição de mais de 35 anos auxiliando resseguradoras e seguradoras em Tecnologia. Agora, queremos disponibilizar nossas soluções para o público internacional.
E a Samplemed já tem clientes internacionais, sim? Há muito tempo.
Sim, temos alguns clientes nos EUA com contratos de mais de 20 anos e eles ainda estão conosco. Estes contatos se deram por demanda de exames e tele-entrevistas internacionais, que naquele momento da história eram altamente inovadores. Então desde o nosso começo, quase sempre estivemos presentes no mercado americano.
Fora estes casos, temos um cliente muito grande na Europa, uma Resseguradora em Madrid, que utiliza nossa plataforma de subscrição de vida por questionários online e modelos preditivos há mais de 5 anos. Vencemos um RFP na época e desde então temos aprendido muito sobre o mercado local com esse cliente; é certamente uma parceria muito importante para nós. A empresa possui uma versão customizada própria de uma das nossas ferramentas e através deste contrato iniciamos operações com seguradoras com, por exemplo, a Itália, México e até Guatemala.
E quais os planos para 2024?
O plano central é trazer o s.360 com consistência para os mercados Americano e Europeu. O software foi lançado faz pouco mais de 1 ano no CQCS em São Paulo e em apenas 1 ano de lançamento estamos felizes ter embarcado 5 novos clientes no s.360 – a Austral RE, a CAIXA Vida e Previdência, a Icatu, a Centauro e inicio de 2024 a Unimed. Com estes primeiros casos de sucesso, a meta é trazer cases de fora para a plataforma.
Você poderia compartilhar exemplos de projetos inovadores nos quais a Samplemed está trabalhando para melhorar ou transformar o relacionamento entre o setor de seguros de vida e a seguradora?
Temos várias, mas uma das minhas favoritas é que desenvolvemos a primeira websemântica de subscrição de vida no mundo – falando de setor de seguros global. Este conteúdo é fundamental, pois permite aplicações reais de inteligência artificial com conhecimentos recolhidos por uma equipe de mais de 10 médicos, bem como especialistas em subscrição de seguros de vida e nosso time de taxonomia com consistência. Ou seja, mata a incerteza de se usar IA para subscrição de vida, além de muitos outros benefícios. Essa websemântica é o cerne do nosso manual interativo de subscrição, capacitando novos níveis de subscrição acelerada e automações, sendo utilizada hoje por Resseguradoras e Seguradoras em um novo processo de subscrição automatica indexada e também manualmente na nossa mesa de subscrição digital.
Quais considera serem os maiores desafios para o sucesso da integração entre o setor segurador e a análise de seguros de vida hoje?
A avaliação de riscos de seguros de vida depende muito de conselhos especializados e subscritores médicos, e a legislação de proteção de dados, juntamente com um processo descentralizado, torna complexa e lenta a obtenção e processamento das informações essenciais para isso. Tradicionalmente, a papelada tem sido um desafio, mas essa lacuna pode agora ser preenchida por soluções digitais que surgem no mercado, especialmente por alguém com um conhecimento médico profundo, como a Samplemed.
Como a Samplemed vê o seu papel na resolução destes desafios e na melhoria da eficiência da subscrição para o setor segurador?
Oferecemos, por meio de nosso produto, o melhor do nosso conhecimento humano e inteligência na subscrição, na forma de um SaaS personalizado para a subscrição de vida. Estamos comprometidos em continuar liderando a vanguarda na transformação da subscrição de seguros de vida, aproveitando continuamente essas inovadoras tecnologias.
Que oportunidades a Samplemed identifica na interseção entre tecnologia médica e seguro saúde?
Sabemos que a subscrição não é uma ciência exata, é uma Arte. Ou seja, as pessoas ainda trabalham com conhecimento muito centralizado e possuem maneiras próprias de trabalhar. A tecnologia serve para abrir as portas da imaginação e, em vez de combater a imprecisão do trabalho dos subscritores, queremos capacitá-los para que a ferramenta capte a essência do subscritor e sirva como seu auxiliar. A tecnologia nunca substituirá os subscritores, mas queremos que nosso sistema seja uma fonte de segurança, inspiração e inovação contínua para equipes de subscrição em seguros de vida.
E como vocês têm entregado isso? Poderia me explicar um pouco sobre o seu novo Saas s.360, por favor?
Claro! Nossa plataforma s.360 é mais do que um conjunto de ferramentas; é um ecossistema completo. Ela combina a websemântica com fluxos automatizados de subscrição acelerada, analisando casos e codificando riscos para que sirvam como dados no Data Lake particular da Seguradora. Temos modelos preditivos, entrevistas em vídeo ou questionários online em uma plataforma de trabalho de subscrição. É o melhor amigo das Companhias de Vida.
Como a transformação digital impactou a forma como a Samplemed colabora com as seguradoras em comparação com anos anteriores?
Já éramos digitais muito antes da transformação digital, então não fomos muito impactados por essa demanda do mercado. Inclusive, a pandemia nos ajudou muito a crescer, porque fez com que seguradoras em todo o mundo reconhecessem a urgência de mudar a maneira de trabalhar.
Mas, do ponto de vista das seguradoras, a transformação digital trouxe legislações e restrições de uso de dados, como medidas da LGPD, e os sistemas que não têm uma filosofia de dados podem se tornar como uma caixa preta, onde ações e insights de inteligência de subscrição e negócios ocorrem, mas que ninguém pode acessar. Por isso, oferecemos uma solução dentro de nossa ferramenta que abre as portas da inovação e uso de dados através de dados médicos estruturados em nosso data lake de proponentes da seguradora.
Você poderia compartilhar algum projeto ou iniciativa em que a Samplemed esteja trabalhando atualmente para otimizar a eficiência do uso de dados de subscrição para insights e estratégias de negócios em Seguros de Vida?
Bem, posso destacar o próprio módulo Data Lake que mencionei. Temos na ferramenta um Data Lake individualizado por Cliente que utiliza dados anônimos dos solicitantes para gerar análises e painéis informativos que estão em conformidade com a LGPD. Isso permite que nossos cientistas de dados acessem conteúdo médico rastreado sem revelar informações pessoais. Além disso, contamos com modelos preditivos avançados que avaliam o risco de cada solicitante, oferecendo avaliações precisas em tempo real. Todas as seguradoras que utilizam nossas plataformas podem usar os dados produzidos no sistema para construir seus próprios modelos preditivos.
Na sua perspectiva, como poderá evoluir a relação entre o setor de seguros e o setor de saúde nos próximos anos e como a Samplemed está se preparando para essas mudanças?
Há muitas empresas de tecnologia automatizando a subscrição, mas quase nenhuma automatizando a subscrição de vida, pois é o caso mais específico e complexo de ser automatizado. Por isso, acreditamos que temos muito a oferecer, pois vemos um mercado com poucos especialistas em nosso nível. As Seguradoras podem avançar em seus processos de subscrição médica mais do que imaginam, sem precisar utilizar tecnologias genéricas feitas para outros produtos de seguro. Com as soluções da Samplemed, oferecemos o melhor da medicina para seguros aos nossos clientes por meio dos diversos módulos de nosso SaaS s.360.
Muito interessante. Vejo bons ventos com um trajeto invertido – América do Sul vindo colonizar a Estados Unidos e Europa. Estaremos acompanhando o progresso da internacionalização do s.360, trazendo nossa bandeirinha brasileira para as terras estrangeiras. Muito obrigado pelo seu tempo.
Foi um prazer compartilhar dos nossos avanços! Acreditamos que juntos, como pessoas, parceiros e mercado segurador, voamos mais alto.
Abraço.
Não conhece ainda nossa nova newsletter do LinkedIn?